Comissão de verbas Covid ouviu representantes da Saúde e Santa Lydia

Polos Covid e estruturas durante a pandemia foram pontos abordados
Comissão de verbas Covid ouviu representantes da Saúde e Santa Lydia

No início da tarde desta terça-feira, a Comissão Especial de Estudos das verbas do Covid, ouviu representantes da Secretaria da Saúde e da Fundação Santa Lydia. A reunião foi conduzida pelo presidente da CEE, Zerbinato (PSB), e acompanhada pelos vereadores Duda Hidalgo (PT), vice-presidente da comissão, os membros Marcos Papa (Cidadania) e Coletivo Popular Judeti Zilli (PT).

A secretária adjunta da Saúde, Jane Aparecida Cristina explicou sobre os polos Covid instalados na UPA Leste e Central. E junto com Dr. Walther Campos Filho, diretor técnico da Fundação Santa Lydia, afirmaram que não houve falta de nenhum tipo de medicamento para intubação em nenhum momento da pandemia. E o maior problema enfrentado foi de recursos humano, com afastamentos de funcionários, muitos devido à contaminação por Covid-19. E pelo período ser impossibilitado abertura de concursos, a reposição foi realizada através de contratações emergenciais, sendo seis contratos emergenciais no período.  Em momentos extremos houve também as escalas de plantões com horas extras.

No período mais difícil de atendimentos, a prefeitura inclusive cedeu funcionários para o Hospital das Clínicas, que estava com seu quadro defasado e unidades de terapia intensiva com ocupação máxima.

Quanto a estrutura dos polos Covid, a secretaria adjunta afirmou ter sido providenciado todo equipamento necessário para o atendimento dos pacientes, inclusive com acompanhamento multidisciplinar, com fisioterapeutas, psicólogos entre outros.

Também foi afirmado pelos convidados que não houve nenhum óbito nos polos decorrentes de falta de recursos.

As verbas destinadas ao combate da pandemia recebidas pelos governos federal e estadual, totalizam R$96.316.391,90, sendo utilizados até o momento R$ 86.707.177,95 e ainda tem um saldo no valor de R$ 9.609.213,95. A especificação de cada gasto será enviada para a comissão pela Secretaria da Saúde.

Ao final, os profissionais alertaram que a pandemia não acabou e solicitaram que todos continuem com os cuidados e não desprezem nenhuma medida de combate à pandemia.

Os vereadores aprovaram o relatório parcial da CEE, assim como ofícios solicitando informações de alguns pontos que não foram devidamente esclarecidos em oitivas anteriores.

Reunião na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=58AVb_AR2wE

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)